Problemática

Texto introdutório

A profissão docente e a formação de professores, como eixos centrais de ação e de investigação dos sistemas educativos atuais, desafiam as comunidades científicas e educativas a empreender uma reflexão aprofundada e consequente sobre as ligações que entre eles se estabelecem.
As escolas e os educadores, aos mais diversos níveis e nas mais diversas partes do mundo, confrontam-se com o impacto de uma evolução constante do conhecimento e das formas de disseminação do mesmo e, ao mesmo tempo, com as exigências de uma progressiva diversidade cultural e linguística (ou da sua tomada de consciência) e de uma visão mais inclusiva da educação, refletida nas políticas, nos currículos e nas práticas educativas.

Esta realidade desafiadora, exigente e complexa é acompanhada pelo desenvolvimento de novas profissionalidades e simultaneamente interpela o profissionalismo docente, pois exige dos professores não só novas competências científicas, técnicas e tecnológicas como a tomada de consciência do imperativo de as colocar ao serviço de todos e de cada um, ou seja, ao serviço da justiça social e do bem-comum.

Desenha-se, assim, um sistema de relações complexas entre sociedade, profissão docente e formação de professores, no qual esta pode desempenhar um papel de charneira, se for ancorada na investigação, na reflexão sobre o conhecimento construído e no diálogo com os decisores políticos e com os professores e educadores. Esta visão da formação de professores remete-nos também para a necessidade de um profunda discussão das perspetivas e modelos em que se apoiam as instituições formadoras, numa busca de coerência e de consistência entre políticas e práticas de formação, por um lado, e destas e o perfil dos professores que corresponde às necessidades das sociedades contemporâneas, designadamente das crianças e jovens do século XXI.

O trabalho docente desenvolve-se neste contexto alargado, contudo localiza-se em contextos escolares e comunitários particulares, em circunstâncias e espaços em que os professores sentem quotidianamente as tensões entre a pressão para a conformidade e a vontade de superação e de inovação. Todavia, a burocratização e intensificação da profissão docente é uma realidade que, não sendo de hoje, continua a ser fortemente sentida por grande parte dos professores de todos os níveis de ensino, em muitas partes do mundo. Também a “onda” avaliadora disseminada em grande parte dos sistemas educativos tem vindo a funcionar como mais uma força de pressão sobre os professores, exigindo também um forte investimento na investigação e reflexão sobre políticas e práticas neste campo que permita fazer ressaltar as potencialidades da avaliação de desempenho docente e problematizar processos e constrangimentos.

O debate sobre estas e outras problemáticas centrais da profissão docente, sua relação com a formação de professores e políticas educativas será com certeza enriquecido através do encontro e do diálogo entre culturas educativas e científicas diversas, no sentido da busca do que é comum, do que nos distingue e complementa. É neste espírito de encontro intercultural que concebemos congresso luso-afro-brasileiro de 2019, no sentido de partilharmos investigações, reflexões, saberes e questionamentos que nos enriqueçam e aos sistemas educativos dos países nele representados.

Eixos temáticos

Realizaremos conferências, mesas redondas, simpósios e comunicações livres, assim como iremos estimular espaços e tempos de discussão de caráter mais informal, explorando os seguintes eixos temáticos:

  1. Profissão docente, profissionalismo e identidades docentes
  2. Trabalho docente, inclusão e equidade
  3. Trabalho docente no ensino superior
  4. Avaliação docente e desenvolvimento profissional
  5. Trabalho docente, formação e tecnologia
  6. Formação de professores, políticas e práticas
  7. Trabalho e formação docentes – culturas profissionais e organizações escolares
  8. Trabalho docente e inovação pedagógica
  9. Trabalho docente, linguagens e alfabetização
  10. Trabalho docente e currículo

 

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